Que ilegalidade?


Mazloum questiona investigação secreta do MPF
O
juiz federal Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, determinou o envio de ofício ao CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) propondo medidas legais contra métodos de investigação secretos adotados pelo Ministério Público Federal de São Paulo. A assessoria de comunicação da Justiça Federal informa que a determinação ocorreu após o juiz analisar um pedido de arquivamento em uma investigação criminal iniciada pelo MPF em novembro de 2003, e mantida em “segredo” (sem o conhecimento da Justiça) até abril de 2009.
Segundo a decisão, tratou-se de uma “investigação secreta” iniciada com base numa carta anônima, na qual denunciava um departamento de Polícia Federal – DELESP – que estaria envolvido num “esquema de corrupção”, incluindo um delegado, um despachante e uma empresa de segurança privada (Fonte: assessoria de comunicação da JF/SP). Para ler a notícia completa:
(http://www.jfsp.jus.br/noticias/2009/jul/090716Investigacao_criminal.htm)

Comento:
Que irregularidade há em carta anônima servir de base para investigação secreta e quebra de sigilo fiscal, sem que o investigado jamais fique sabendo? Aliás, é melhor até para o próprio investigado não ficar sabendo da investigação, pois não precisará pagar advogado durante um longo período. Se for arquivada, ele ainda fica sem stress pois nem sequer sabe que foi alvo de investigação e quebra de sigilo fiscal. Se for denunciado, então passa a se defender feliz por não ter gasto dinheiro com advogado anteriormente. Enfim, é bom pra todos.

Comentários

George Elias disse…
Brilhante raciocínio, Torquemada. É ruim apenas para os advogado, que ficam sem a possibilidade de receber.
Cleria De Souza disse…
Acho que o Mistério Publíco deve ter a capacidade de fazer investigações secretas pois só assim para prender os ricos e endinherados, que todos devem ir para a cadeia porque se são ricos são ladrões. Parabéns pelo blog.
Anônimo disse…
Cara, você não existe!
Carlos Antonnio disse…
Apóio integralmente o MPF. Também acho que não há nada de mais em carta anônima servir de base para investigação secreta, quebra de sigilo fiscal e até quebra de sigilo bancário. Acho que deveria mudar o entendimento geral, adotando-se a premissa de que todos são culpados até absolvição definitiva. Só assim poderemos combater o crime, esse cancro da sociedade. Por isso meu total apoio ao MPF.